Nossa História

Dois irmãos com larga experiência em manutenção industrial, principalmente na área de máquinas de jateamento, resolveram um dia abrir uma pequena empresa especializada na venda de produtos utilizados na área de jateamento.

Observava-se então uma grande carência desse comércio específico em Belo Horizonte, e as compras eram feitas quase que exclusivamente em São Paulo.

Dessa maneira, foi fundada em abril de 2000 a empresa Equijato Componentes para Jateamento Ltda, preenchendo assim uma grande lacuna no comércio de Belo Horizonte e de Minas Gerais.

read more

Sinter Ball e Sinter Blast

O menor custo operacional

SINTER BALL e SINTER BLAST São produtos de qualidade superior para jateamento, desenvolvidos para satisfazer as mais severas exigências técnicas e econômicas das operações de preparação de superfícies e de jateamento em geral.

SINTER BALL e SINTER BLAST são produtos a partir de minerais selecionados, sinterizados a altas temperaturas e submetidos ao longo de todo o processo, a um sistema de Controle de Qualidade Total (CQT) que vai desde os procedimentos de mineração até os processos industriais, permitindo obtenção de perfeita e continua consistência de qualidade.

SINTER BALL e SINTER BLAST são abrasivos técnico e comercialmente superioes a qualquer outro na limpeza das mais variadas peças metálicas, na preparação de superfícies para melhor aderência de pinturas ou revestimentos, no fosqueamento de vidros, nas operações de jateamento onde a contaminação ferrosa é indesejável, etc…

SINTER BALL e SINTER BLAST são materiais duros, tenazes e disponíveis nas formas esféricas e angular, em várias faixas granulométricas, atendendo desta forma qualquer especificação de acabamento superficial.

SINTER BALL e SINTER BLAST quando usados em operações de jateamento por ar comprimido, permitem as seguintes vantagens:

  • Menor custo operacional que qualquer outro abrasivo não metálico, inclusive areia.
  • Menor custo de armazenagem.
  • Menor despesa com manutenção de equipamentos de jateamento.
  • Menor despesa de manuseio.
  • Menor tempo de jateamento.
  • Menor geração de pó durante o jateamento.
  • Maior durabilidade.
  • Não é afetado pela umidade ambiental.
read more

Imprensa

 

Jato de Areia Causa Doença Incurável!

Proíbida a limpeza com jato de areia
19.10.2004

Uma portaria do Ministério do Trabalho proibiu o jateamento de areia – um procedimento comum nas grandes indústrias. Ele é apontado como uma das principais causas da silicose, uma doença incurável, que atinge cerca de dois milhões de brasileiros. Uma nuvem de poeira invade o galpão. Lá dentro, operário Antônio Rodrigues usa jatos de areia para limpar imensas peças de aço. Do lado de fora, mais poeira. A areia chega às mangueiras, impulsionada pelos compressores.O funcionário usa máscara e recebe oxigênio por um tubo com filtro – equipamento exigido pelo Ministério do Trabalho.

Para reduzir custos, algumas empresas reutilizam a areia, o que causa mais danos à saúde. A areia chega mais grossa, mas vai ficando cada vez mais fina, fica mais tempo no ar e é mais fácil de ser respirada. O pó de sílica, no pulmão, é que causa a silicose.

A silicose é uma doença que provoca a inflamação no pulmão, reduz a capacidade respiratória e pode levar à morte por asfixia. Segundo os médicos, o risco aumenta depois de cinco anos de trabalho com os jatos de areia.

“É uma doença que é progressiva e que infelizmente leva a morte. Até hoje não existe nenhum tratamento contra a silicose”, diz Aírton Marinho, médico.

Em 90 dias, as empresas terão que abandonar o uso do jateamento de areia.

“A areia pode ser substituída por outros produtos sem necessidade de mudança do equipamento, produtos esses que inclusive dão reaproveitamento, o que a areia não dá. A areia você pode usar apenas uma vez”, explica Mário Parreiras Faria, auditor-fiscal.

*Reportagem divulgada no Jornal Nacional em 10 de Outubro de 2004
read more

Fale conosco

Departamento Comercial e Administrativo

Telefone: (31) 3464-8596 E-mail: equijato@equijato.com.br

“Procuramos sempre o melhor atendimento e a satisfação dos nossos clientes.”

read more